Pneus novos = mota nova?

Bom, já comecei este post umas 5 ou 6 vezes. É que não tenho conseguido por em palavras aquilo que ganhei ontem com a troca de pneus.

Vamos ao mais fácil, o trabalho da oficina Luzeiro em Massamá. Simplesmente fantásticos. Profissionalismo, gosto pelo trabalho bem feito e uma simpatia a toda a prova. O meu mais sincero agradecimento a eles, e aqueles 2 ou 3 que ainda passam por aqui e que me aguentam a escrever aqui esporadicamente (seal, tu deves ser um deles 🙂 ), se tiverem uma mota, mesmo que não seja eléctrica, têm ali uma excelente opção.

Agora o mais difícil ou o mais inacreditável que me podia ter acontecido. Onde é que andava esta mota que tenho hoje? Vou tentar explicar melhor, “Ó meus amigos “ze ze ze” da “ze ze hum, hum” Chi, “hum” na. Da China. Não habia nexecidade! “ze ze ze!” Aprendam com, por exemplo a Pirelli! Aquilo é que é pneus!” LOL!

Agora tentado explicar a sério. A mota mudou, mas mudou de uma maneira que a expressão “noite para o dia” não consegue abarcar toda a mudança que se operou. Ainda por cima, por uma alteração que parece ser tão… simples! Eu vou tentar ser objectivo, o que ainda é difícil, porque tenho a sensação que, desde ontem ao fim do dia, tenho uma mota… nova.

Vamos lá então, pensando simples, e já com a experiência de ter lido outros colegas a afirmar que a mudança era para melhor, foi com as expectativas já um pouco altas, mas não é que alteração conseguiu deixar-me… sem palavras! Objectivamente falando, vou tentar transmitir o que mudou, usando uma escala de 0-10, sendo que o primeiro numero era o que eu tinha e o segundo o que sinto ter agora. Deixem-me só dizer que a mudança afectou tanto parâmetros que eu nem imaginava que fossem afectados:

Conforto: já esperava isso, dos outros relatos e foi uma confirmação. Digamos que 2/3 dos sitio de passagem, deixaram de ser um suplicio para as suspensões e afins (leia-se rabo, costas 🙂 ). 4 – 8.

Maneabilidade: pensava que ficaria melhor, mas aumentou bastante. 5 – 8.

Aderência: Bom, aqui nem sei bem como fazer a diferença, houve curvas que antes a 40Kmh já me começava a assustar e ontem fi-las a 60Kmh e sentia confiança para ir mais longe… 3 – 9.

Precisão: Aqui então é incrível. Curvas que antes tinham que levar uma correcção de direcção, são agora feitas sem a mínima alteração na direcção. E mais, parece que a mota tem vontade própria porque até a desfazer a curva, parece que o faz sozinha! Impressionante! 2 – 9.

Condução: Juntando, todos os factores anteriores a condução da mota passou… bem, não tenho palavras. É feita agora a condução com uma… bolas! Não há palavras para isto! Uma suavidade, uma elegância… só mesmo quem fez 11.300Km com os outros pneus e passa a conduzir com estes é que pode perceber o que eu quero dizer… Há! E a tremideira que fazia (e servia de “alarme” quando chegava (e passava) os 80Kmh, simplesmente desapareceu. Agora nem a 100Kmh faz tremideira!). 3 – 9.

Segurança: Tudo junto, a segurança da mota subiu em flecha! É impressionante como é que uma alteração aparentemente tão simples muda tão radicalmente uma mota! É o melhor investimento que podem fazer nas vossas motas! Sem dúvida! 4 – 9.

Eu tentei ser objectivo, e espero ter transmitido o que realmente se passa com esta alteração na minha mota. Como já referi, “da noite para o dia” é pouco! Experimentem assim uma coisa mais radical como… “um mergulho, em calções, em Bora-Bora com um mergulho em calções no Polo Sul no pingo do Inverno!”.

🙂

Espero ter conseguido ajudar. Até à próxima!

Update: Faltou-me dizer que cada pneu me saiu, com tudo incluído montagem, calibragem, literalmente tudo, a 44,50€ mais cêntimo menos cêntimo.


2 comentários on “Pneus novos = mota nova?”

  1. José Prata diz:

    Olá Helder.
    Falámos há dias junto a um supermercado na Cavaleira, recorda-se?

    Estou a ler os “post’s” e vejo que está satisfeitissimo com a sua “menina”
    Eu ainda estou na fase do “balanço” antes de tomar uma decisão

    Um abraço

    • hmgp diz:

      Olá!

      Qualquer duvida disponha. E até se quiser dar uma volta para experimentar, podemos nos encontrar.